sábado, 30 de junho de 2007

Texto escrito por um detento

Retrato falado da vida do detento visto somente pelos olhos de quem vive no mundo do cárcere e sonha um único sonho: a liberdade!

Começo este texto tentando mostrar um pouco da série de precariedades em que funciona o nosso Sistema Penitenciário Brasileiro.
Homens e mulheres que se julgam a executar os direitos e dar a assistência necessária ao preso e nada fazem quanto a isso. Usando promessas mentirosas e sem nenhum interesse, só aumentam a revolta daqueles que se encontra em um lugar com as piores condições possíveis.
Existe muitos que ao reivindicarem seus direitos e receber tão pouca atenção, não conseguem resolver seus problemas. A revolta, o sofrimento e a dor são as únicas coisas que não faltam acumulados em muitos esperando oportunidade para que como numa erupção sejam jogados para fora, quase sempre consumido pelo próprio sistema.
E o que é oferecido para que isso não domine a sua mente e o leve à loucura? Talvez algum tipo de entorpecente ajude a aliviar. Mas, não consigo entender por que somos chamados de animais, de loucos e outros nomes. Sabemos que os criadores dessas pessoas que são conhecidos como governantes só alimentam a destruição. Um dia aqui sobrevivido é uma grande vitória, pois nunca sabemos o dia de amanhã. Sempre pode ocorrer uma surpresa. Em seu subconsciente você fica ligado a uma única coisa "liberdade". Nem sempre estamos acompanhados pela sorte, por isso nunca podemos errar. Em nosso país somos vistos pelas telas das casas, somente, na prática de infração.
Mas ninguém fala sobre o sistema desumano que nada oferece em benefício do preso, que aqui é chamado reeducando. A única coisa que temos aqui é a saudade e, ainda corremos o risco de perder o pouco que chegamos a conquistar na vida. Tenho nas mãos neste momento minha única arma que acho capaz de combater as inverdades que falam sobre nós.
Talvez alguém um dia perceba que os chamados "monstros" aqui presos também têm idéias, sentimentos e projetos. Talvez nunca acreditem, pois aos olhos dos grandes, não passamos de números e matrículas, e esses números aumentam e superlotam nosso sistema. Mas, semelhante aos números, temos a soma dos nossos ideais e às vezes conseguimos ajuda para conquistar um espaço, mas que em breve será fechado, por aqueles que não acreditam em nosso valor. Cadeia, passagem triste na vida de um homem pela discriminação e condição de vida oferecida para quem nela vive. Isso aqui, esse antro de maldade, é a verdadeira fábrica da destruição do mundo, pois enquanto houver homens que iludem o nosso povo prometendo resolver os problemas do país, ao invés, de melhorias transformam em um verdadeiro lixão o pouco que resta do nosso país. Ao tentar colocar em palavras tudo o que vemos e passamos aqui, sinto um aperto no coração, sabendo que para a sociedade o meu valor aqui é "zero". Tento levantar minha auto-estima e me auto valorizar pelo que sou pelo que posso e vou fazer se um dia puder. Nesse lugar sombrio sonho com a Paz. Paro por aqui e pergunto: - Somos nós os culpados pelos crimes? No mundo em que somos julgados pelos mesmos pecadores, só nos resta esperar a Justiça Divina.

"SÓ EM DEUS BUSCO FORÇAS PRA LUTAR".

16 comentários:

Anônimo disse...

Esse cara está preso por que mesmo?

Esses lixos só roubam e matam e depois pagam de bonzinhos.

Direitos humanos é para humanos direitos.

Anônimo disse...

Ladrão só quer marido e madeira. Paulada neles!!!

Anônimo disse...

E ISSO MESMO ESSE DETENTO SO RELATOU OKE ELE SENTI DENTRO DE UMA CADEIA POIS NAO E FACIL VIVER NAKELE LUGAR NINGUEM MERECE O GOVERNO TENTA REGENERA-LOS MAIS AO INVES DISSO ACABAM DEIXANDO AINDA MAIS REVOLTADOS COMO KE ALGUEM TENTA MUDAR ALGUEM KE ALGUM DIA COMETEU ALGO DE ERRADO EM SUA VIDA COM A CADEIA SE KANDO ELE PAGA SUA PENA NAO PODE SAIR DE CABECA ERGUIDA NINGUEM DA OPORTUNIDADE DE EMPREGO PARA UM EX PRESIDIARIO COMO O GOVERNO KER MUDAR DESSE JEITO SO DEUS MESMO PARA MUDAR A VIDA DE UM EX DETENTO ESSAS PESSOAS QUE AO INVES DE AJUDAR SO CRITICAM SE NAO KER AJUDAR NAO ATRAPALHEM CAUSANDO IRA COM PALAVRAS KE VOCES NAO GOSTARIAM DE OUVIR UM PRESO TEM O MESMO VALOR KE KALKER PESSOA TODOS SOMOS IGUAIS NAO A DIFERENCA NAO JULGUE PARA NAO SER JULGADO NA LEI DE DEUS VOCEIS NAO SABEM O SEU DIA DE AMANHA

Anônimo disse...

Usando sua palavras: A revolta, o sofrimento e a dor são as únicas coisas que não faltam...Meu camarada ao invés de ficar reclamando do sistema PROCURE ESCREVER A PESSOAS QUE ESTÃO NESTE MOMENTO PENSANDO EM PRATICAR ALGUM DELITO que reflita e não o faça. Ecreva sobre os sentimentos daquelas que foram suas vitimas: mulheres que voces estupraram, crianças que voces estupraram, mães e pais que perderam seus filhos e filhas quando para saciar suas cedes por drogas voces mataram, pais e mães que voces mataram deixando crianças orfãos, eu pergunto será que só voces de dentro da prisão é que sofrem, sente revolta, será que só para voces é que não falta a dor.Meu camarada se voce está aí escreva é para aqueles que não estão aí para que cuide que não chegue aí, e não venha reclamar daquilo que ele mesmo plantou e agora resta colher. pense nisso camarada...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Esse rapaz,um ser humano assim como todos ñós relata o sofrimento,de estar privado de sua liberdade,só quem já passou por esse sofrimento,sabe o tamanho da dor...ao inves de vcs ficarem cuspindo para cima sem pensar que podes vir a passar por uma situação assim,ninguém sabe o dia de amanhã,e mais ninguém é perfeito que nunca tenha errado...
vcs que estão ai criticando,no minimo,nunca,em momento algum erraram em suas vidas,pensem nos seus filhos hj,se ainda não os tem pensem no dia de amanhã,pq hoje vcs sorriem da desgraça dos outros,mais no amanhã poderão chorar lagrimas de sangue com seus filhos,ou parentes proximos!!!!!
AOS PLAYBOYS DE PLANTÃO EU DIGO UMA COISA,VCS SÃO QUEM FINANCIAM O TRAFICO,O CRIME ORGANIZADO...PENSEM NISSO QUANDO FOREM FUMAR O PROXIMO CIGARRO DE MACONHA E VIR CRITICAR QUEM SE ENCONTRA NO SOFRIMENTO

Anônimo disse...

Antes de dar ênfase ao SUPOSTO* sofrimento de quem está preso, devemos pensar é ná vítima que pode estar passando fome por ter o provento de seu trabalho roubado, amputada, aleijada ou até morta.

E não adianta falar que "errou", pois todo mundo sabe o que é certo e errado, e quando se erra; supõe-se que tentou acertar. Porém, escolher a criminalidade é mais do que errar: é escolher o erro. E já que sabe que as consequências disso é a prisão e sabe como funciona, tem mais é que sofrer, pois quando cometeu o delito, estava ciente do que ganharia.

É por isso que eu falo que presidiários não são homens; são um bando de moleques chorões, que destroem muitas vidas na rua e passam os dias de prisão choramingando como crianças a SUPOSTA* vida difícil cumprindo pena.

* Eu digo "SUPOSTO/A" por que todo mundo sabe que o sistema prisional se preocupa mais com as regalias dessas tranqueiras do que segurança. Com tudo o que os presos tem, a vida deles está cada vez ficando melhor lá dentro do que a nossa na rua.

Anônimo disse...

Julgar é bastante fácil...
Como se as pessoas que aqui escrevem, soubessem realmente o que estão fazendo. Como se a mesma não tivesse um filho, um marido, um ente querido, que por fatalidade do destino fosse entregue a esta situação. Talvés pessoas que precisassem estar diante de uma situação dessa, para engolir estas palavras.
Errar é humano e com certeza muitos não estão presos, por crimes cometidos, que infelizmente por ironia se safaramm, que fazem mal até com um simples abrir de boca. Ah se a lei dos homens realmente fosse justa, o que seriam dessas criaturas, tão ignorantes???
A justiça é para todos, principalmente os que estão fora, porque mais erram estes. Quem está la dentro está pagando e quem está livre nas ruas? como estes exemplos que estão julgando? Será que olharam os próprios rabos?
Mas Deus é grande e é certo que escreve por linhas tortas.
A punição vem para todos, de formas diversas...
Analisem suas vidas, para depois postarem algo.
E se postarem, por favor: passe boas coisas, não podres como são por dentro.
Isso não só fará bem a quem ler, como tb a quem pensa em escrever besteira
Um comentário de uma mãe que sofre por 1 filho, mas que tem 3 e os 3 criados da mesma maneira. Sem distinção e com muita educação...

Anônimo disse...

E fala é facio mais quero ver sua familia passar por dificuldade e vc sem conceguir um emprego diguino vc num parti pra criminalidade eu nao apoio (estrupo)mais se vc para pra penssa as pessoas que mais procura droga sao os playboisinhos e mais se a estrutura do pais fosse difernte nao iria ter tantos criminosos e se a forma de reducaçao nas cadeias fossem diferntes a maior parte do detentos mudaria

Anônimo disse...

Vocês só sabem falar se eu ou algum familiar meu estivesse preso... Mas nós somos trabalhadores e honestos. Não cometemos delitos para resultar em prisão.

E se algum filho meu cometer delito, que sofra sozinho, pois eu sempre fui bom para eles e não os ensinei a roubar. Sou pai mas não sou otário.

Sei muito bem o que é acordar cedo, em frio e chuva para trabalhar pesado. É dever de todo o pai ajudar e incentivar o filho nas coisas boas, mesmo que exijam um pouco de sacrifício. Agora, bajular filho vagabundo, passar necessidades para levar jumbo em cadeia e tal é coisa de idiota.

E falar que bandidos são isso por não conseguir emprego é desculpa para a grande maioria, que tem tudo em casa e pode arrumar emprego, mas prefere ser vagabundo.

Concordo plenamente que se a forma de reeducação nas cadeias fossem diferentes, as coisas mudariam: se o preso trabalhasse quebrando pedra com marreta, bola de aço na canela, no sol quente e na base de chibatadas, com certeza mudariam.

E não me venham falar em desumanidade, pois a realidade dos cortadores de cana é muito pior, mesmo sem bola de aço e chibatada.

Quem é de bem não tem culpa do "coitadinho" do filho de vocês quererem apenas o caminho mais fácil para alcançar as coisas.

E vocês pioram, invertendo os valores morais quando passam a mão na cabeça deles ao fazer coisa errada.

Anônimo disse...

eu acho qui esse animal qui esta jugando os preso não sabe nem o qui ele esta falando...ele nunca teve dentro di uma cadeia pra saber, como é la dentro e mesmo si ja estevi ele tem qui pensar no dia di amanha qui só pertense a deus ele tem filho e qui deus olhi pelo filho dele porque do jeito qui ele discrimina os preso amanha pode ser o dele, e não adianta me fala qui vc não vai i na cadeia ver o seu filho porque vai sim caranto a vc qui vc vai porque fala ate papagaio fala mais quero ve si todos os final de semana vc não vai tala na porta tringando com o seu filinho..
aqui quem esta escrevendo é mulher de preso, neta de preso, e prima di presidiaria só quero qui vc olha seu cú antes di vc falar qualquer coisa,porque senta emsima do cu e fala da vida di qualquer preso é e fala qui é trabalhador é facil....

Anônimo disse...

estou muito revoltada por ter lido estes comentario,ja vi varias gente julgar um presidiario mais igual a este nunca tinha visto na minha vida inteira,não importa o qui ele feis...si ele robo foi necesario,si ele mato foi porque teve um mutivo si ele trafico foi porque ele quis si ele estrupou tem direito di ser morto porqui sem tem uma coisa qui não aceito é isto estrupo,tenho tudo contra a estrupadores..mais não tenho nada contra presidiario e nem sou a favor mais ficar jujgando eu ja não aguento não le e não defende..defendo sim porque eles não esta na rua para si defende nem mesmo meu marido esta entam vou ate o fim para defender os direitos do meu marido...agente não sabe o qui si passa na vida di cada um desses detentos...entam não jugui antes de saber o qui si passou na vida deles.

Anônimo disse...

o unico qui tem direito di julgar alguma coisa é DEUS porque ele sabe o dia dia di cada um ele sim tem direito di castigar alguem...

E QUI DEUS NOS PROTEJA DESSE
Ze POVINHO,E CUIDI DELE PORQUE
ELE PODE PRECISAR E MUITO..

sansiferlo@yahoo.com.br disse...

tenho um coração muito mole ou sou idiota mesmo, sei lá mas acho que Deus não quis ninguém nessa situação não, se existem pessoas atrás das grades acho que é culpa da propria sociedade,modo de criação, etc...tudo que posso fazer é pedir a Deus por eles... nada mais podemos fazer.
obs: não tenho ninguém preso na minha família.

Anônimo disse...

"...si ele robo foi necesario,si ele mato foi porque teve um mutivo si ele trafico foi porque ele quis si ele estrupou tem direito di ser morto..."

Então pode roubar, sequestrar, torturar os outros à vontade, só não pode sofrer as consequencias?

Você é mais um alienado por bandidos, que aceitam sequestro, seguido de tortura e morte, mas é energicamente contra estupro... se liga, pois o estupro não é aceito por dois motivos:

1-não dá lucro para o criminoso

2-seria inconveniente receber visitas junto com estupradores

O assaltante, sequestrador, traficante, ladrão, homicida, ... deveria morrer SIM, da mesma forma que um estuprador!

Letícia disse...

Todos nós erramos e temos o direito de erra e temos que pagar pelos erros cometidos mas me respondem uma coisa , quem somos nós para julgar o próximo? Mesmo que se esse presidiário estiver cometido o que for ele merece o perdão e a compaixão , deus nos ensina a perdoar até 70 vezez 7 ,não julgue para não ser julgado ninguém sabe o dia de amanhã !