sábado, 30 de junho de 2007

Manifesto dos presos da Penitenciária de Iaras-SP

“MANIFESTO AOS NOSSOS DIREITOS”

Queremos através deste manifesto reivindicar nada mais que nossos direitos por lei. O direito à nossa dignidade e integridade física e moral. Bem como conscientizar a sociedade ou parte dela dos fatos ocorridos dentro desta unidade prisional de Iaras - SP.
Desta forma pretendemos deixar todos cientes através deste veículo de comunicação as barbaridades, opressão e terrorismo que sofremos diariamente por parte do diretor geral desta unidade Sr. Armando Antônio de Oliveira e o diretor de disciplina e segurança Sr. Sandro Penha.
Temos presenciado constantemente várias retaliações aos internos que são inclusos nesta unidade que passam por uma espécie de triagem e são recolhidos no (R.O) por dez dias, regime este implantado pelos inescrupulosos e impiedosos ditadores e tiranos diretores geral e de disciplina onde frequentemente vivem ocorrendo com abusos de poder, seção intermináveis de torturas que os agentes usam como armas para nos ferir: canos de ferro e tacos de madeira.
E este tratamento são para todos os internos que chegam na unidade sem exceção. Em uma outra galeria ao lado do R.O. funcionam as celas disciplinares onde ocorrem da mesma forma as mesmas crueldades selvagerias, fatos que sempre ocorrem no período noturno. Se não bastasse esse terrorismo imposto pelos diretores e agentes penitenciários ainda amedrontam e aterrorizam também nossos familiares na saída da unidade prisional e também com graves ameaças através de cartas, onde temos diversas cartas nas mãos dos nossos familiares guardadas como provas.
Não estamos suportando mais essas situações e pedimos com extrema urgência que vários órgãos competentes venham até essa unidade para fazerem uma investigação minuciosa de todas essas falcatruas, abusos de poder e destruição de verbas, etc... Tais fatos ocorrem constantemente na direção deste presídio, principalmente as opressões, maus tratos e terrorismo que estão fazendo parte do nosso dia a dia no intuito de aniquilar e nos destruir dentro desta unidade como num campo de concentração de vitimas de nazistas.
Recentemente ocorreu um caso de um sentenciado não suportando tanta opressão e maus tratos, tentou se suicidar atirando-se do 2º andar do pavilhão I, prontamente prestamos socorro imediato encaminhando-o até o portão de saída do pavilhão onde se encontra os agentes penitenciários, desesperadamente uma ajuda que a situação exigia com extrema urgência para que o mesmo não viesse a entrar em óbito em nossas graças. Onde os agentes responderam com ironia:

“Que tinha que morrer mesmo”.

Inadmissível e desumano continuarmos vivendo nesse regime de governantes tiranos, onde mostra claramente o despreparo, negligência, omissão de socorro médico e de tantas injustiças e opressões direcionadas à nós.
Frisando também que nesta unidade estão ocorrendo diversas outras irregularidades por parte da diretoria com várias falcatruas, picaretagem, desvio de verbas etc...
Desde o ativamento desta unidade aproximadamente um ano e alguns meses ainda se encontra desativadas por desvio de verbas públicas vários setores fundamentais e essenciais para o funcionamento adequado desta unidade sendo: cozinha, educação, firmas, atendimento odontológico, acompanhamento psicológico, atendimento jurídico com (advogados da FUNAP), atendimento médico eficiente, cursos profissionalizantes, etc.
Lembrando também que se encontra desativado o pavilhão III por falta de material, sendo que a verba pública destinada para a compra do mesmo foi desviada para o bolso dos mesmos (Diretor geral, disciplina e segurança) desta unidade.
Temos também o direito de quando inclusos nesta unidade recolhermos colchões, cobertores, calças, lençóis, toalhas, produtos de higiene etc... Sendo que verbas públicas são destinadas para compras dos mesmos, o que são inexistentes e não ocorrem nesta unidade.
Deixamos claro a todos da sociedade e órgãos competentes e a quem mais venha a se interessar que não estamos visando nenhum tipo de mordomias ou regalias, mais sim, por melhores condições de modo a podermos cumprir nossas penas dignamente e futuramente nos reintegrarmos ao convívio social como é direito.
Se há uma justiça não podemos nos tornar vitimas desta circunstância, como seres humanos somos falhos e erramos, sofremos uma condenação e temos o direito de pagar por ela de uma forma digna e nos reintegrarmos à sociedade com a cabeça erguida. Temos total consciência de que tudo isso vem ocorrendo dentro desta unidade prisional desde a sua inauguração e pedimos através deste manifesto para que todos os órgãos competentes a nível nacional e internacional para que tomem providências urgente e ajam dentro dos parâmetros da lei o mais rápido e urgente possível acabando de uma vez por todas com esses diretores nazistas responsáveis por essas atrocidades e terrorismo implantadas nesta unidade que era para ser de resocialização e reintegração de sentenciados.
Os senhores diretores geral, de disciplina e de segurança e agentes penitenciários desta unidade prisional são os responsáveis e causadores por essas opressões, maus tratos, injustiças e várias outras arbitrariedades cometidas constantemente neste campo de concentração.
Deixamos aqui frisados os nossos agradecimentos e pela preciosa atenção de todos da sociedade e de todos os órgãos competentes de todos os continentes, da imprensa (televisão, rádio, internet, revistas, jornais etc...).

“ONGS, Direitos Humanos, Pastoral Carcerária, OAB e de todos os órgãos não governamentais”

“Muito Obrigado!”

População Carcerária da unidade prisional Olando Brando Filinto – Iaras-SP

17 comentários:

Unknown disse...

sera disativado??

Anônimo disse...

sera disativado

Unknown disse...

me enforme estou em desespero

Anônimo disse...

Tem é que desativar todas as cadeias e construir calabouços equipados com instrumentos de tortura.

Anônimo disse...

Bandido é tudo lixo! Só tem que sofrer em cadeia!!!

Unknown disse...

vcs não tem conçiencia do que vcs falam tem pessoas ali q não merecem estar ali e nem tão pouco sofrer. vcs q são lixos.

Unknown disse...

vcs não tem conçiencia do que vcs falam tem pessoas ali q não merecem estar ali e nem tão pouco sofrer. vcs q são lixos.

Anônimo disse...

paulamaedagua@bol.com.br

Anônimo disse...

que pena que tem pessoas com cabeça pequena ,que não sabe o que estão falando ,deus que abençoes v\cs ,por que tem pessoas inocentes lá e quem sabe pode ser v\c o proximo!!!!!!!!!estão la para pagar o que fez, quem somos nós para jungar alguém ,se errou tem que pagar mais na lei e no respeito!!!!!

Anônimo disse...

Luana: com certeza o namorado, marido ou filho seu que não é um desses. E lixo é ele e você sim, sua vagabunda!

Anônimo: que pena ter pessoas inocentes, manipuladas e de cabeça pequena como você. Enquanto vocês ficam chorando, os presos estão dando risada e jogando bola, só esperando vocês levarem jumbo e ter visita íntima. E ainda vocês levam filhos, para que aprendam desde cedo o que é cadeia e tenham interesse em ser "faxina" quando crescer; assim como o pai ou o irmão que está preso.

Dr. Dener Fernades de Oliveira disse...

A ai Anonimo, faça calabouços sim, mas para prender sua mãe seu filho de biscate... tem muitos inocentes lá sim, e não desejando mau, mas espero que vc caia um dia lá e sofra muito pra ver o que é bom pra tosse. Ah e vê se vc tem coragem de criticar e coloca seu nome ai seu filho de uma égua, viado inrustido!!!

Anônimo disse...

PENA QUE SISTEMA PRISIONAL ESTÁ VENDIDO. DIRETORES COMO ESSES DEVERIAM SER HOMENAGEADOS, POIS TRABALHAM CORRETAMENTE. VOLTA ARMANDO. VOLTA SANDRO. COLOQUEM ORDEM NA CASA...

Anônimo disse...

Dr. Dener Fernades de Oliveira:

Em 1º lugar: não sou o seu pai para ser viado, nem seu irmão para ser filho duma égua ou biscate.

Em 2º lugar: doutor de cú é rola!

Em 3º lugar: eu não tenho que falar o meu nome para um idiota, correria de vagabundo.

Já que de preso você tem dózinha, vai dar o tóbinha!

Anônimo disse...

Não tenho pena dos presos,mas acontece que no mundo em que vivemos tem muita gente presa INOCENTE pagando por um crime que não cometeu,já vimos vários casos na televisão!Imagina os ocultos quantos não são....Sei que o presidio de iaras ainda funciona sim...mas quais as condições lá hoje?porque na internet colocam que lá estão com projeto de reeducação social..Espero que tenha melhorado ,pois pelo depoimento as condições eram desumanas ...E se a pessoa já esta presa,tem pelo menos o direito de viver em condições humanas....

andrea disse...

mesmo k tenha pessoas k nao sao inosente estao la para pagar pelo seu crime no entanto tanta gente souta no nosso pais cometendo barbaros crime e nao sao punidas e nunca vai ser punida

Anônimo disse...

venho a relata que os presos nao sao animas pra se mal tratados. pois eles ja estao pagandos pelos seu erros juntos com eles as familas tambem.na penitenciaria de iaras ao existe direitos humanus condo o preso pedim socorro pra infermaria vao pra o poti e quando vao pra infermaria vivos e volta morto

JORNADA DE EMAGRECIMENTO DA JHENI disse...

Ao meu ver qualquer um que apoie tortura a outro ser humano, deve ser igualmente comparado a um bandido, assassino e torturado e deve igualmente cumprir pena com eles. Quanto a inocência ou não dos presos não cabe a nós julgar, eu nunca imaginei que um dia entraria em um presídio para visitar alguém, até que meu marido foi preso. Ele sempre foi um ótimo filho, trabalhador e o melhor marido que eu poderia ter. Até que um dia em uma festa, ele foi provocado por um rapaz drogado que partiu pra cima dele, de mim e dos amigos dele. O Rapaz tinha apenas 29 passagens pela policia e meu marido o matou. Pegou 12 anos. Ele tirou uma vida a lei diz que ele tem que cumprir a pena, pagar pelo que fez e ele está fazendo isso sem fugir de suas responsabilidades, ele não merece ser torturado ou tratado como um animal, principalmente por agentes da lei que muitas vezes sao piores que qualquer bandido preso ali. Oro pelo meu esposo e estou com ele até que ele pague pelo que fez, estamos juntos a anos antes desse pesadelo e ficaremos juntos anos depois. Só Deus pode julgar, olhe para sua alma podre, mentirosa, sádica , perversa antes de acusar qualquer que seja.