sábado, 30 de junho de 2007

As condições precárias do sistema carcerário

A condições de detenção no sistema carcerário violam os direitos humanos, fomentando diversas situações de rebelião onde as autoridades agem com descaso e violência contra os presos. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL PREVÊ, EM SEU ARTIGO 5°, INCISO XLIX, A SALVAGUARDA DA INTEGRIDADE FÍSICA E MORAL DOS PRESOS, dispositivo não respeitado pelo nosso sistema carcerário.

Chamar as cadeias e penitenciárias de prisões é um elogio desmerecido. O que existe são verdadeiras masmorras, depósitos humanos de excluídos formalmente separados dos presos desviados, ou seja, aqueles bons cidadãos que por uma razão ou outra cometeram um equívoco e tiveram sua liberdade privada. São os chamados “presos especiais”, com direito a regalias como comida especial, televisão, jornais, revistas e outras regalias que não cabem ao denominado “ladrão”.
As causas das desigualdades dentro das prisões é simples: faltam recursos para oferecer dignidade aos detentos, seja por meio de melhores condições de saúde, higiene e espaço dentro das instalações.Muitos presos estão submetidos a péssimas condições de higiene. As condições higiênicas nas penitenciárias são precárias e deficientes, além do que o acompanhamento médico inexiste em algumas delas.
Muitos sofrem com o frio, outros acabam se molhando em dias de chuva e permanecem com a roupa molhada no corpo, causando doenças como gripes fortes e pneumonias. A possibilidade de um acompanhamento médico adequado evitaria que certas situações de maus tratos, espancamentos e outras violências contra os encarcerados ficassem sem a devida apuração e socorro.
Um dito popular diz que “mente vazia é a oficina do diabo”. Este provérbio não poderia ser mais adequado quando se trata da vida carcerária. O indivíduo privado de sua liberdade e que não encontra ocupação, entra num estado mental onde sua única perspectiva é fugir.

"O HOMEM NASCEU PARA SER LIVRE, NÃO FAZ PARTE DA SUA NATUREZA PERMANECER ENJAULADO".

O sentimento de liberdade sempre é maior e as cadeias e penitenciárias acabam vivenciando rebeliões e tentativa de fuga. Preso que não ocupa seu dia, principalmente sua mente, é um maquinador de idéias, a maioria delas, ruins. O presídio é um sistema fechado onde o encarcerado é obrigado a conviver com outros indivíduos, alguns de índole igual, melhor ou pior. Nem sempre há cordialidade, é algo comum, gerando um clima de medo e preocupação constantes. Essa angústia vivida pelo presidiário advém da falta de ocupação, de uma atividade que ocupe seu tempo, distraia sua atenção e que o motive a esperar um amanhã melhor. A idéia de todo presidiário é que sua vida acabou dentro das paredes da cela e que não lhe resta mais nada. Amparo psicológico é fundamental, pois nenhum ser humano vive sem motivação. Presídio sem ocupação se torna uma escola às avessas: uma formadora de criminosos mais perigosos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Falar em condições precárias no sistema prisional é ridículo. Era só o que faltava: um vagabundo rouba e mata pessoas inocentes e depois vai para um "hotel 5 estrelas". E quem paga tudo isso: as vítimas.

Anônimo disse...

As condições estão precárias mesmo: falta paulada nos vagabundos.

Anônimo disse...

concordo cooom o exterminador...
falta é paulada nesse bando de ladrões, e assassinos safados....
¬¬

Anônimo disse...

Falar mal das condições do sistema carcerário hoje em dia é uma piada. Séculos atrás, muitas pessoas foram jogadas em calabouços, torturadas e até mortas cruelmente por crimes menores.

Atualmente, o governo valoriza e dá mais direitos para bandidos do que para pessoas de bem. Até os carcereiros estão sendo colocados mais para babás dos vagabundos, do que para fornecer segurança.

Deveriam pegar uns idiotas que falam essas tonteiras e colocar no bom e velho pau de arara para ver se não choram mais por tonteira.

Anônimo disse...

Faz roleta russa na cabeça de bebê e agora vem reclamar de tortura? Tem mais é que sofrer e ainda tem muito benefício aqui, todo domingão come "sopão" e ainda tá reclamando. Pau e marido é o que merecem.

Anônimo disse...

Olha, ninguém está livre de cometer um delito num momento de bobeira. Não podemos esquecer que apesar de errar, aqueles que estão lá tratados como "bandidos", também são seres humanos e merecedores dos seus direitos fundamentais. Aqueles também teem família e merecem ser respeitados como seres humanos que são. Ninguém está aceitando seu delito mas precisamos ter o mínimo de conciência para que estas pessoas sejam julgadas e condenadas de maneira justa. Ou vcs gostariam de ver um ente querido que por algum motivo, as vezes, de bobeira cometeu um delito, jogado no "lixão humano" sem perspectiva por causa de um Estado cruel e uma sociedade sem escrúpulo?
Nunca esqueçam que o maior bandido que temos é o próprio Estado.

Anônimo disse...

Mas ninguém lembra disto pensando nas vítimas desses vagabundos...

Vocês são tão débeis quanto um pai que ao invés de castigar o filho por fazer coisa errada; passa a mão na cabeça do mesmo e fala: "não faz isso, filhinho!".

Por esse motivo é que as unidades prisionais paulistas estão superlotadas.

Portanto, se seu filho aprontou: manda ele se f****, não o visite e nem deposite jumbo. Quando ele sair e quiser mudar de vida, trabalhar, ..., aí sim que os pais devem ajudá-lo em tudo que for possível.

Mas por pensar assim; eu sou burro, duro de coração, ...

E vocês são exemplos de seres humanos; inteligentes demais para dar atenção em meu ponto de vista "medíocre".

E continuem vivendo para o futebol, Big Brother, Fazenda e carnaval! E votem no Tiririca, Genoíno, etc, pois pior que tá não fica... as good Brazilian, enjoy!

Anônimo disse...

nem todos q estaum presos são vagabundo, e outra exterminador? qe eu saiba exterminador mata ...qem é vc pra falar vc num sabe oq se passa na cabeça de qem rouba ou qem ja matou, somos como o qe crescemo, as influencias nos torna o q somos ... qando seu filho ta errado vc naum tem q passar a mão na cabea dele apenas mostra-lo o q é certo, e outra qem nunca errou na vida? so Deus pode nos julgar ... qem ta preso precisa de ajuda de conselho e naum de qe jogem na cara dele o q ele fez, ele sabe muito bem pq ta preso ... a todos da sociedade colocem isso na cabeça , preta bem atenção ... PRESIDIARIO QETEM APOIO MELORA < PRESIDIARIO QE PASSA HUMILHAÇÂO E È ABANDONADO PIORA. pois tudo qe ele passou la dentro ele se vinga aki fora com a população ... piores ladróes são os policiais ,q ficam com dinheiro roubado , e qe tem direito de matar ... policial encontra bandido com dinheiro roubado, pega todod o dinheiro e esconde, e diz q encontraram os assaltantes sem dinheiro, policial mata criaça na rua e diz q foi bala perdida ... e a população ainda agradece a eles ... o brasil esta perdido pq os verdadeiros bandidos naum estão na cadeia e sim a frente de cidades , paises e delegacias ....

Anônimo disse...

meu marido esta prezo no CCM de maringá- paraná ... teve uma rebelião q acabou terça-feira e até hoje não sabemos como os detentos estão porque nem advogado esta entrando no presidio ...as famílias estão angustiadas sem noticias :(
e sem saber o dia q a visita vai vai ser liberada ...


http://www.youtube.com/watch?v=m9SI9OxXEnE&feature=player_embedded

"eles só querem tirar sua condena com diguinidade como todo ser humano merece "

Exterminador disse...

Eu mato sim: esses bandidos que são os vermes da sociedade. Com isso eu cumpro o meu papel de ressocializar o ladrão, já que eu faço com que o mesmo nunca mais roube, sequestre, ...

Moni disse...

Quanta ignorância de alguns comentários. A penitenciária não deve ser um hotel 5 estrelas, só que o que é de se pensar é que estamos lidando com seres humanos, um detento vivendo sobre maus tratos 5, 6 7 anos,se existia um pouco da natureza humana toda está é destruída. A pessoa sai de um lugar desses sem o mínimo de escrúpulos e todo esse ódio é despejado na sociedade. O objetivo das penitenciárias deveria ser tornar as pessoas seres humanos melhores, apresentar uma forma digna de ganhar a vida, mas o sistema penitenciário atual não regenera ninguém só formas pessoas sem sentimentos, pois após sofrer tanto as coisas tornam-se indiferentes. Se nós não nos importarmos com o sistema penitenciário e melhorá-lo, torna uma instituição de formação de mão de obra e estudo, não adianta aumento de pena, pois cada vez mais os presidiários serão mais violentos. E a sociedade irá fazer o que? Uma vida perdida é muita coisa, pergunte À mãe da dentista queimada? Ou aos familiares de tantas outras pessoas que tiveram seus parentes mortos de forma violenta qual o valor daquela vida para eles. Tratar os presidiários de forma dígna e formando cidadãos trás retornos para nós mesmo.Já analisaram o perfil da grande massa carcerária, a maioria possui apenas o ensino fundamental, provem de famílias desestruturadas, cresceram passando dificuldade e escolheram uma forma errada de levar a vida, para muitos nem sequer foi apresentada outra realidade.Acho sim, que as pessoas que comentem delitos devem ser privadas da liberdade, mas esse tempo deve ser ocupado com atividades úteis que ensinem essas pessoas, depois de uma reforma no sistema penitenciário dai sim é justo aumento de pena, fim de reduções e tudo mais..mas no quadro atual somente estaremos semeando ódio.

Moni disse...

Quanta ignorância de alguns comentários. A penitenciária não deve ser um hotel 5 estrelas, só que o que é de se pensar é que estamos lidando com seres humanos, um detento vivendo sobre maus tratos 5, 6 7 anos,se existia um pouco da natureza humana toda está é destruída. A pessoa sai de um lugar desses sem o mínimo de escrúpulos e todo esse ódio é despejado na sociedade. O objetivo das penitenciárias deveria ser tornar as pessoas seres humanos melhores, apresentar uma forma digna de ganhar a vida, mas o sistema penitenciário atual não regenera ninguém só formas pessoas sem sentimentos, pois após sofrer tanto as coisas tornam-se indiferentes. Se nós não nos importarmos com o sistema penitenciário e melhorá-lo, torna uma instituição de formação de mão de obra e estudo, não adianta aumento de pena, pois cada vez mais os presidiários serão mais violentos. E a sociedade irá fazer o que? Uma vida perdida é muita coisa, pergunte À mãe da dentista queimada? Ou aos familiares de tantas outras pessoas que tiveram seus parentes mortos de forma violenta qual o valor daquela vida para eles. Tratar os presidiários de forma dígna e formando cidadãos trás retornos para nós mesmo.Já analisaram o perfil da grande massa carcerária, a maioria possui apenas o ensino fundamental, provem de famílias desestruturadas, cresceram passando dificuldade e escolheram uma forma errada de levar a vida, para muitos nem sequer foi apresentada outra realidade.Acho sim, que as pessoas que comentem delitos devem ser privadas da liberdade, mas esse tempo deve ser ocupado com atividades úteis que ensinem essas pessoas, depois de uma reforma no sistema penitenciário dai sim é justo aumento de pena, fim de reduções e tudo mais..mas no quadro atual somente estaremos semeando ódio.