sábado, 30 de junho de 2007

Carta de um presidário aos homens honestos

Tudo bem, agora vocês me têm preso aqui, mas vocês não venceram. Nem a mim, nem à minha geração, nem a todos como eu, em todos os tempos.
Escrevo de uma penitenciária paulista, por volta de 2006, mas podia ser do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, do mato Grosso, da minha casa.
Vocês nos prendem porque somos fortes demais pra vocês. Fortes no mal. Mas vocês é que são fracos, fracos no bem. Condenam uma geração contra a qual vocês mesmos pecaram por serem fracos.
Nós demos há vocês muitos anos para nos fazerem fortes, fortes no amor, fortes na boa vontade, mas vocês nos fizeram fortes no mal. Porque são fracos no bem.
Vocês não nos mostraram nenhum caminho que tivesse sentido, porque vocês mesmos não conhecem esse caminho e não trataram de procurar. Porque são fracos.
Havia coisas que era preciso proibir? O “não” de vocês era vacilante e inseguro.
Nós demos uns gritos e vocês já retiraram o “não”, disseram “sim, sim” para poupar os seus nervos fracos. E chamaram a isso de “amor”. Por serem fracos, vocês compravam de nós o seu sossego.
Nós somos fortes no mal, mas de alma temos só a metade da idade do nosso corpo.
Fazemos rebeliões para não ter de chorar por tudo o que vocês deixaram de nos ensinar. Por que a enfrentar a vida vocês não nos ensinaram.
E aí tem Deus. Deus! Até estaríamos dispostos a acreditar em Deus, num Deus infinitamente forte que compreendesse tudo e que esperasse que nós fôssemos bons, mas vocês não nos mostraram nem um único homem que fosse bom pelo fato de acreditar em Deus.
O que vocês fizeram foi ganhar dinheiro com as corrupções e com o dinheiro de gente inocente.
E a polícia? Senhor Policial, por favor, dá pra deixar o cassetete e a pistola de lado um instante, e responder o que nos interessa?
É verdade que o senhor ama a ordem pública pela qual trabalha? Ou será que o senhor não aspira apenas ao seu salário e à sua aposentadoria?
E o Senhor Ministro! Ministro mostre-nos se o senhor é forte como homem! Quantas boas obras o senhor faz cristãmente, sem publicidade?
Será que nós não somos as caricaturas da sua existência toda feita de mentiras? Nós somos desordeiros públicos e fazemos muito barulho. Já vocês, lutam um contra o outro silenciosamente. Estrangulam-se comercialmente e armam as maiores intrigas para conquistarem posições mais rendosas.
Em vez de nos ameaçarem com bastões de borracha nos coloquem frente a frente com homens de verdade, que nos mostre qual é o caminho certo não com palavras, mas com a vida.
Mas, ai! Vocês são fracos no bem. Os que são fortes no bem vão para o mato trabalhar pelos selvagens... Porque desprezam vocês, do mesmo modo como nós desprezamos. Pois vocês são fracos no bem, e nós, fortes no mal. Mas como esses fracos estão armados de pistolas, agora é rezar, minha mãe!

12 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Trabalho no sistema prisional, e acredito que tem muitos presos que realmente merecem ser privados da liberdade pois são forte no mal.
Trilhabdo o caminho do inferno e atormentando pessoas inocentes. As vezes me revolto com o sistema politico nosso, os politicos ganham um salario excelente e ainda tem todoas as despesas pagas pelo Estado. Mais nem por isto devo entrar no crime, pois a liberdade aqui fora, vale muito mais, ainda que nos seja cara.
Mais o presidiario é um ser humano, deveria trabalhar para compensar o seu erro, na verdade o sistema não oferece isto. No presideo onde trabalho, a Igreja com seus proprios recursos está reformando o presideo e levando almas ao conhecimentoi do Deus verdadeiro, mais o homem bate no peito e fala que está fazendo ressocialização.

Anônimo disse...

“LEMBREM-SE DOS PRESOS COMO SE VOCÊS ESTIVESSEM NA PRISÃO COM ELES. LEMBREM-SE DOS QUE SÃO TORTURADOS, POIS VOCÊS TAMBÉM TÊM UM CORPO.”

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Ao comentarista de 02 de outubro de 2009...

Será que os bandidos na rua se lembram das vítimas como uma pessoa como eles antes de roubar, aleijar, matar, ...?

Anônimo disse...

Está carta na verdade foi publicada no livro Daemon-Stadt (Cidade Demonio) do Dr. Kurt Gauger. Também é citada no livro Novos rumos para a educação de Huberto Rohden.

Anônimo disse...

Ou seja: o blog está de chapéu atolado, pois o vagabundo fez um plágio!

PCC = Prato, Caneca e Colher

É o que todo o vagabundo ganha ao entrar na cadeia.

Anônimo disse...

Que os vagabundos fiquem muuuuuito tempo presos... para terem tempo de escrever mais coisas como essa carta.

Ah, é, como dito pelo comentarista acima, essa carta é um plágio.

E por ironia, foi plagiada por um ladrão!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Mônica Alves disse...

Todos tem direito ao perdão e só quem pode julgar é Deus ninguém mais, os erros de hoje servem de aprendizagem, que Deus tenha compaixão dessas criaturas que tanto sofrem por trais das grades é um lugar que o filho chora e a mãe não ver.

Humberto de Alencar disse...

E quem teria compaixão das muitas criaturas que tanto sofrem pela falta que fazem seus pais, mães, irmãos, irmãs, filhos, filhas, amigos, etc, que são mortos covardemente todos os anos por várias dessas criaturas que tanto sofrem atrás das grades? Quem teria compaixão das várias mulheres que são estupradas diariamente por algumas dessas criaturas que tanto sofrem atrás das grades? Quem teria compaixão de tantos trabalhadores honestos (e muitas vezes pobres, mas que não viraram criminosos alegando serem vítimas da sociedade) que têm seu ganho conquistado com muito suor levado em um assalto (isso quando não levam a sua vida) praticado por essas criaturas que sofrem atrás das grades? Quem teve compaixão da dentista que sofreu queimada viva, há alguns anos, só por que não tinha dinheiro suficiente em um assalto praticado por algumas dessas criaturas que talvez estejam sofrendo atrás das grades? Quem teve compaixão do menino morto arrastado ainda vivo no carro de sua própria mãe tomado de assalto por algumas dessas criaturas que talvez tenham sofrido atrás das grades, também há alguns anos? E nesse caso, o filho deve ter gritado e chorado e sua pobre mãe VIU???? Me desculpem, mas eu prefiro ter toda a empatia e solidariedade pelas vítimas, não por essas criaturas que ESCOLHERAM sofrer atrás das grades. SIM! Todos temos ESCOLHA!!!!!