segunda-feira, 9 de julho de 2007

Rico vai para a prisão?

“No Brasil se diz que rico não vai para a prisão”.

Quando vai, é uma exceção que vira notícia nacional. O Censo mais recente nada publicou a respeito. Mas, no Censo anterior, o dado apresentado era de que 95% dos presos eram pobres. Situavam-se entre os ricos os assaltantes de banco, os grandes e médios traficantes, alguns médicos, advogados e outros profissionais liberais, presos por assassinatos ou crimes sexuais.
Embora apenados com prisão em nosso Código Penal, vários crimes típicos das classes ricas, como a corrupção, a fraude, a sonegação fiscal, o contrabando, não resultam em pena de prisão. Nem a polícia está preparada e voltada à repressão destes crimes, nem os juízes e promotores públicos são rigorosos com estes crimes. Até a linguagem popular faz diferença no tratamento. O criminoso de origem pobre é chamado genericamente de bandido. O criminoso de origem rica é denominado por outras palavras específicas: corrupto, fraudador, sonegador, contrabandista.
Quando se trata de assassinato, o criminoso de origem rica não é chamado de assassino: dá-se-lhe o nome de mandante. Quando se trata de roubo, o criminoso rico é chamado de receptador. Com o desenvolvimento do crime organizado, muitos criminosos que se situam na cúpula das quadrilhas ficam normalmente impunes, devido às deficiências da polícia em chegar até eles, ou ainda devido à proteção que lhes dão alguns setores da polícia e do Judiciário, e ao apoio que encontram entre parlamentares e governantes.
No Censo anterior, verifica-se que, de todos os presos do País, apenas três lá estavam por serem corruptos. O que não é compatível com a convicção popular de que há um alto e generalizado grau de corrupção nas instituições públicas. Havia apenas seis pessoas presas por sonegação fiscal, o que também não é adequado ao dado que cerca de 40% da economia do País se move no mercado informal. Também a Justiça e a polícia dão pouca importância às mortes causadas pelo trânsito: havia, no Censo anterior, apenas 25 pessoas presas no Brasil por este motivo. "

6 comentários:

Anônimo disse...

Ladrão analfabeto e pé-de-chinelo tem mais é que se fuder mesmo!

Se um ladrãozinho rouba a aposentadoria de uma velhinha na rua; apanha da polícia e depois vai comer "bóia" azeda na cadeia, enquanto "barão" vira deputado, rouba em milhões e quando o ladrão da velhinha sai cadeia vota nele para senador!

HAHAHAHA!!!

Anônimo disse...

É isso mesmo! Se foi preso é por que é trouxa!

bruna disse...

isso ainda aconteçe no brasil porque infelizmente existe muitos babacas otários como esses dois que postaram esses comentários ai em cima.

Anônimo disse...

E também existem muitos babacas otários como essa Bruna que além de defender o ente marginal preso querido dela, ainda vota no "barão" a troco de um litro de pinga e um frango assado, que depois vira deputado e não está nem aí para ela e os presos.

Vera lucia Pinheiro cavalcante disse...

Deus poderoso meu filho ta presso mas tenho fé no senhor que preve ele está junto denos eu sei que o senhor vai livrar ele da prisão em nome de Jesus

Vera lucia Pinheiro cavalcante disse...

Deus poderoso meu filho ta presso mas tenho fé no senhor que preve ele está junto denos eu sei que o senhor vai livrar ele da prisão em nome de Jesus